02/12/2023 02h08 | Por: Redação/teixeiraurgente
A Defesa Civil de Maceió emitiu um alerta na última quinta-feira (30) onde anunciou a iminência de colapso na mina 18, operada pela Braskem no bairro Mutange. Segundo dados coletados, há a possibilidade de o evento ocorrer já às 6h00 da manhã desta sexta-feira (1). A cavidade, caracterizada por sinais de instabilidade, pode desabar a qualquer momento.
No início da noite de quinta-feira, a Defesa Civil notificou a população sobre o “aumento significativo na movimentação do solo”, indicando a possibilidade iminente de um “sinkhole” – um escorregamento de terra com potencial para gerar uma cratera.
De acordo com as estimativas da Defesa Civil, cerca de 60% da cavidade da mina 18 agora está submersa na Lagoa Mundaú. Diante desse cenário, o órgão orienta a população a evitar a região.
O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL), expressou nesta sexta-feira, 1º de dezembro, a necessidade de um “amparo urgente” do governo federal diante da “grave crise ambiental, humana e estrutural” que assola Maceió (AL). Desde quarta-feira,29 de novembro, a capital alagoana está em estado de alerta devido ao iminente risco de colapso de uma mina operada pela Braskem.