03/04/2024 16h16 | Por: Redação/teixeiraurgente
Na tarde desta quarta-feira, 3 de abril, tanto o WhatsApp quanto o Instagram, redes sociais pertencentes à Meta, enfrentaram problemas de funcionamento, deixando milhões de usuários em diversos países insatisfeitos.
O WhatsApp, com sua base de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, ficou fora do ar, com reclamações surgindo de internautas em várias regiões. Simultaneamente, o Instagram, também sob o guarda-chuva da Meta, enfrentou questões semelhantes.
Por volta das 15h19, horário de Brasília, o site Downdetector registrou mais de 124 mil queixas relacionadas ao WhatsApp, com reclamações predominantes sobre falhas no envio de mensagens.
A Meta, em resposta às instabilidades, reconheceu que o WhatsApp estava enfrentando problemas em seu serviço de nuvem. A empresa afirmou: “No momento, estamos enfrentando uma interrupção que afeta o serviço na Cloud API. (…) Nossas equipes de engenharia estão investigando o problema. Forneceremos outra atualização dentro de 4 horas ou antes, se houver informações adicionais disponíveis.”
As instabilidades não se limitaram apenas ao aplicativo para smartphones, mas também afetaram o WhatsAppWeb e o WhatsApp Business, este último utilizado para transações comerciais e compras.
Enquanto os usuários aguardam por uma solução, a Meta continua investigando as causas por trás dessas falhas, visando restaurar a estabilidade e a funcionalidade dessas plataformas essenciais para milhões de pessoas em todo o mundo.