28/11/2024 12h13 | Por: Redação/teixeiraurgente
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira, 28 de novembro, uma operação para apurar crimes de fraude à licitação e desvios de recursos públicos destinados à saúde durante a pandemia de Covid-19. Batizada de Operação Anóxia , a ação ocorreu em diversas cidades da Bahia, incluindo Alcobaça, Salvador, Santa Luzia, Itororó e Vitória da Conquista. Não há informações sobre prisões até o momento.
Ao todo, foram cumpridos 11 mandatos de busca e apreensão. Em Salvador, a operação incluiu buscas em um apartamento no Edifício Manhattan, um imóvel de alto padrão localizado na Avenida Paralela.
De acordo com a Polícia Federal, a operação é um desdobramento da etapa inicial da Anóxia, realizada em 2020, e investiga fraudes em processos licitatórios e desvios relacionados a uma empresa de terceirização de mão de obra contratada por prefeituras do interior.
Os investigados poderão responder por crimes como fraude em licitação, apropriação indébita previdenciária, estelionato, peculato, corrupção ativa, corrupção passiva e frustração do caráter competitivo de licitações.
Ainda segundo a Polícia Federal, os recursos desviados foram destinados ao enfrentamento da pandemia de Covid-19, sendo aplicados de forma irregular por meio de contratações fraudulentas para atender às demandas das prefeituras.
A investigação segue em andamento, e mais detalhes sobre os envolvidos não foram divulgados.