13/12/2024 09h59 | Por: Redação/teixeiraurgente
Na noite desta quinta-feira, de 12 de dezembro, o Conjunto Penal de Eunápolis, localizado no extremo sul da Bahia, foi alvo de um ousado ataque realizado por um grupo de homens fortemente armados. A ação ocorreu por volta das 23h e resultou na fuga de 16 detentos, incluindo o principal líder de uma facção criminosa da região.
Segundo informações preliminares, os criminosos trocaram tiros com a segurança do presídio e conseguiram abrir duas celas. Entre os fugitivos está Ednaldo Pereira de Souza, conhecido como “Dadá”, apontado como líder do Primeiro Comando de Eunápolis (PCE). Dadá é considerado uma figura de destaque no crime organizado da região, em constante rivalidade com outra facção de Porto Seguro, o Mercado do Povo Atitude (MPA). Outro nome de peso dentro do grupo criminoso é Rena, irmão de Dadá e também líder do PCE.
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) confirmou o incidente e informou que a empresa Reviver, responsável pela cogestão e segurança do presídio, acionou a polícia assim que o ataque começou. No entanto, a rapidez da ação criminosa impediu uma intervenção efetiva. A falha na segurança do presídio será alvo de investigação em conjunto com a Polícia Civil.
Equipes da Polícia Militar, incluindo o grupamento Rondesp Extremo Sul (Rondas Especiais), foram mobilizadas e estão atuando no local para apurar os fatos e recapturar os fugitivos. A Seap reiterou que está colaborando com as autoridades e fornecendo todas as informações necessárias para esclarecer as circunstâncias do ataque. Na fuga, deixaram para trás um fuzil e carregador.