21/01/2025 13h26 | Por: Alexandro Sousa/teixeiraurgente MTB-0006235
Nesta segunda-feira, 20 de janeiro, moradores do bairro Santo Israel, em Teixeira de Freitas, participaram de uma reunião na Câmara de Vereadores em busca de apoio para evitar uma ordem de despejo prevista para esta semana. O encontro contou com a presença de vários vereadores, que se posicionaram sobre a situação.
O presidente da Câmara, vereador Jônatas, usou a oportunidade para transferir a responsabilidade do caso à gestão estadual. Em uma transmissão ao vivo, compartilhada também em suas redes sociais, Jônatas supostamente críticas ao governador da Bahia.
“Quero chamar a atenção do senhor governador. Aqui quem fala é Jônatas, o presidente desta Casa. O seu governo é feito para o povo. Cadê a ação do Estado agora? Quero pedir ao senhor que possa ajudar o povo do Santo Israel. Governador, isso não vai ficar barato, não! Olha o tanto de gente sofrendo! Tenha misericórdia do povo, rapaz! O senhor foi eleito pelo povo. Grita, governador, nos ajude! O seu governo é feito para o povo!”, afirmou o parlamentar. Ao final do vídeo, ele prometeu para a cidade e o estado, com tom de ameaçã.
Durante a reunião, o vereador reforçou que o problema seria de responsabilidade do governo estadual e revelou ter contato direto com o ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa. Ele tirou uma fotos da comunidade e afirmou ter enviado as imagens para Rui, como forma de mobilizar apoio.
A postura de Jônatas, no entanto, chamou a atenção pela tentativa de isentar a gestão municipal de qualquer responsabilidade na situação, jogando toda a culpa no Estado.
A população, por sua vez, segue sem uma solução concreta. Fica a dúvida: de quem é, afinal, a responsabilidade de evitar o despejo das famílias do Santo Israel? Município ou Estado? Enquanto isso, os moradores continuam reféns de disputas políticas e discursos que não ajuda na resolução do problema.