Vídeo: Famílias denunciam descaso e clamam por socorro no Hospital Costa das Baleias


20/08/2025 21h52 | Por: Alexandro Sousa/teixeiraurgente com MTB 6235/BA

Teixeira de Freitas enfrenta mais um grave episódio de descaso na saúde pública. Na tarde desta quarta-feira (20), duas famílias procuraram a redação para denunciar a falta de atendimento e a demora na liberação de transferências de pacientes para o Hospital Costa das Baleias. Os relatos são desesperadores e expõem uma realidade de sofrimento que coloca vidas em risco.

Segundo Cíntia Jesus dos Santos, sua mãe, Maria de Lurdes de Jesus Santos, está internada na UPA de Teixeira de Freitas desde a última sexta-feira (15), aguardando transferência urgente para o hospital. A regulação já teria sido feita pelo SUREMSistema Estadual de Regulação de Saúde da Bahia, sob o número 4569559, mas até o momento a paciente não foi recebida pela unidade.

Cíntia contou ao jornalista Alexandro Sousa que, ao buscar informações diretamente no Hospital Costa das Baleias, foi surpreendida com a informação de que o médico responsável pela autorização da transferência “não estava presente”. Ao procurar o setor de assistência social do hospital, ouviu que “nada poderia ser feito”.

A filha reforça o desespero: sua mãe está com apenas 20% da função renal e precisa de um procedimento urgente que somente pode ser realizado no hospital. “Os medicamentos que ela está tomando na UPA podem causar mais danos. Cada dia de espera é um risco maior para a vida dela”, denunciou.

Outro caso igualmente grave foi relatado por Ana Paula, nora da senhora Nair Trivelin Nunes, de 69 anos, moradora do bairro Eixo Sul, em Teixeira de Freitas. A idosa está internada na UPA desde quinta-feira (14), necessitando de transferência para o Hospital Costa das Baleias para realizar um cateterismo cardíaco. A regulação foi registrada no SUREM sob o número 4560187, mas, segundo Ana Paula, o médico responsável pela autorização “nunca é encontrado” na unidade hospitalar.

As duas famílias fazem um pedido de socorro urgente. Os relatos não são casos isolados: denúncias semelhantes vêm sendo encaminhadas à Secretaria de Saúde da Bahia, sem que medidas concretas sejam tomadas. O que se vê é um quadro de negligência institucionalizada, que desrespeita famílias e coloca pacientes em uma espera angustiante entre a vida e a morte.

O Hospital Costa das Baleias, inaugurado com a promessa de ser um marco de modernização e melhoria da saúde no Extremo Sul da Bahia, hoje é alvo de denúncias que revelam um cenário de sofrimento, espera interminável e falta de humanidade. A população questiona: até quando o governo do Estado e a Secretaria de Saúde vão ignorar a gravidade desses casos?

https://teixeiraurgente.com.br/wp-content/uploads/2025/08/RELATORIO-MEDICO-DE-Maria-de-Lurdes-de-Jesus-Santos.pdf