Polícia Civil realiza diligência em área invadida no Prado para apuração de crimes ambientais e furto de energia


30/10/2025 22h53 | Por: Redação/ascom 8ª coorpin

Na tarde desta quinta-feira (30), equipes da Polícia Civil, do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e da concessionária de energia elétrica realizaram diligências no loteamento denominado BASEVI (Bahia Costa Sul), situado na cidade de Prado. A ação foi coordenada pela Delegacia Territorial de Prado.

A diligência foi motivada por solicitação formal do Ministério Público da Comarca de Prado, que encaminhou ofício à unidade policial requerendo a constatação de possíveis crimes na área invadida, em especial esbulho possessório, crimes ambientais e furto de energia elétrica.

Durante a operação, foram identificadas instalações clandestinas de energia elétrica em pelo menos quatro pontos distintos do loteamento, caracterizando o crime de furto de energia (art. 155, §3º do Código Penal). Foram removidos transformadores clandestinos, além de cabeamentos que alimentavam lâmpadas, refletores, bombas d’água e até geladeiras.

Apesar da presença das equipes policiais, nenhum responsável foi localizado no momento da diligência, impossibilitando a lavratura de flagrante. As investigações seguem em andamento para identificar e indiciar os responsáveis pelos crimes.

A Polícia Civil também continua apurando indícios de crimes ambientais relacionados à ocupação irregular da área, com a devida qualificação dos envolvidos.