Agosto Lilás: violência contra a mulher é registrada por câmera de segurança em Teixeira de Freitas


27/08/2025 14h47 | Por: Redação/teixeiraurgente

O Agosto Lilás, instituído pela Lei nº 14.448/2022, é um mês dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher em todo o Brasil. A campanha faz referência à Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, e tem como objetivo ampliar a divulgação dos direitos das mulheres em situação de violência, além de dar visibilidade aos serviços de acolhimento e denúncia disponíveis.

No entanto, mesmo em um período marcado por ações de mobilização e conscientização, casos de agressão ainda são registrados. Na noite desta terça-feira, 26 de agosto, uma câmera de monitoramento do portal Teixeira Urgente, localizada na Rua Doutor José André da Cruz, no bairro Vila Vargas, em Teixeira de Freitas, flagrou o momento em que um homem, durante uma discussão, passou a agredir uma mulher com socos, chutes e a jogou ao chão.

A Polícia Militar foi acionada imediatamente, mas, ao chegar ao local, o agressor já havia deixado a cena empurrando um carrinho, enquanto a vítima seguiu em direção oposta. Moradores, ao ouvirem a confusão, saíram de suas casas para verificar a situação.

O caso reforça a importância da denúncia e da atuação da sociedade no enfrentamento à violência de gênero. As vítimas podem acionar os canais de denúncia como o 190 (Polícia Militar) em casos de emergência, o 180 (Central de Atendimento à Mulher) e também buscar apoio nas delegacias especializadas e serviços de acolhimento disponíveis na região.

A Polícia Militar realizou rondas a fim de localizar o acusado, mas não encontrou nem ele nem a mulher agredida.