18/03/2025 21h01 | Por: Redação/ascom PMA
Evento reuniu lideranças da Costa das Baleias em Teixeira de Freitas para discutir estratégias de fomento ao empreendedorismo e ao desenvolvimento regional
Na manhã desta terça-feira (18), o município de Alcobaça marcou presença no Encontro de Desenvolvimento Econômico Municipal e Territorial, realizado na sede do SEBRAE, em Teixeira de Freitas. O evento reuniu autoridades, lideranças e secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo de municípios da Costa das Baleias, como Prado, Caravelas, Mucuri, Nova Viçosa, Lajedão, Ibirapuã, Vereda, Itanhém e Teixeira de Freitas.
Representando Alcobaça, participaram do encontro agentes de desenvolvimento do município e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Dalcom. O foco do evento foi apresentar as ações do SEBRAE no Extremo Sul da Bahia e promover uma troca de experiências entre os municípios, com o objetivo de contribuir para o empreendedorismo e fomentar novas oportunidades econômicas para a região.
Durante o encontro, foram debatidos temas estratégicos voltados para o fortalecimento dos pequenos negócios e das cadeias produtivas locais. O secretário Ângelo Dalcom destacou a relevância de Alcobaça no cenário da Costa das Baleias, destacando o potencial turístico e comercial da cidade.
“A economia de Alcobaça está directamente ligada ao turismo e à pesca, mas temos um potencial ainda maior para crescimento, especialmente com iniciativas inovadoras ao fortalecimento do comércio, capacitação de empreendedores e estímulo à inovação. Participar desse encontro é essencial para alinhar ações que beneficiem a cidade e integrem a nossa economia ao desenvolvimento regional”, afirmou Dalcom.
Os agentes de desenvolvimento de Alcobaça também enfatizaram a importância do apoio técnico e da capacitação para os pequenos empreendedores, buscando soluções que estimulem os negócios locais e fortaleçam os setores de serviços e turismo.
Durante o evento, o gerente regional do SEBRAE, Alex Brito, apresentou um panorama das ações da instituição no Extremo Sul da Bahia, destacando o suporte prestado a microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas. Segundo ele, somente em 2024, mais de 16 mil atendimentos já foram realizados na região, por meio de cursos, consultorias, palestras e capacitações.
Brito também enfatizou o papel do SEBRAE no desenvolvimento de cadeias produtivas estratégicas, como turismo, agricultura, pesca e comércio — áreas fundamentais para a economia de Alcobaça. O município deve se beneficiar dessas iniciativas, especialmente com ações externas à qualificação do setor turístico, um dos pilares econômicos locais.
Além disso, foram planejados desafios logísticos enfrentados na região, como infraestrutura rodoviária e transporte de mercadorias, fatores que influenciam diretamente a competitividade e o crescimento dos negócios locais.
Ao final do encontro, foi construída uma agenda positiva para os municípios do Extremo Sul, com foco em estratégias de desenvolvimento econômico, fortalecimento do comércio e incentivo ao empreendedorismo local. Alcobaça, ao lado dos demais municípios da Costa das Baleias, reforçou o compromisso com ações integradas que promovem o fortalecimento da economia regional.
A participação do município no evento evidencia a importância de parcerias entre o setor público e privado, no âmbito da construção de políticas que garantam o desenvolvimento sustentável, a geração de emprego e a melhoria da qualidade de vida da população alcobacense.