Candidato a prefeito de Teixeira de Freitas desrespeita a lei e solta fogos de artifício durante caminhada


24/08/2024 13h02 | Por: Alexandro Sousa/teixeiraurgente MTB-0006235

Um vídeo divulgado pelos próprios apoiadores do candidato a prefeito de Teixeira de Freitas, do PSD 55, neste sábado, 24 de agosto, mostra uma grande caminhada com a participação de diversos simpatizantes. Contudo, o que chama a atenção são as explosões de fogos de artifício, uma ação proibida pela Justiça Eleitoral de Teixeira de Freitas. De acordo com a legislação, apenas fogos luminosos são permitidos durante eventos de campanha.

O episódio gerou repercussão em grupos de WhatsApp. Diversos membros questionaram a aparente desobediência à lei, enquanto alguns apoiadores do candidato, em tom de desafio, sugeriram que os críticos formalizassem uma denúncia junto à Justiça Eleitoral. Essa postura de afronta à legislação sugere que a campanha acredita estar acima das normas eleitorais vigentes.

Vídeo da rede social

Em reunião realizada com representantes de partidos e a imprensa local, na última quinta-feira (22), o Dr. Roney Jorge Cunha Moreira, juiz da 183ª Zona Eleitoral do município de Teixeira de Freitas, esclareceu as normas que devem ser seguidas durante o período eleitoral. Roney enfatizou que cumprirá rigorosamente a lei, afirmando que todas as denúncias estão sendo fiscalizadas e que não será tolerada a utilização de materiais ilícitos ou a publicação de conteúdos tendenciosos em portais que favoreçam qualquer candidato. Ele também falou sobre o uso de fogos de artifício, destacando o incômodo que eles causam a idosos, pessoas doentes, pessoas com transtornos do espectro autista e animais.

O que vimos hoje foi um candidato desrespeitando a lei e, ainda, seus apoiadores desafiando membros de grupos de WhatsApp a denunciar, acreditando que não serão penalizados.

Matéria relacionada:

Juiz Eleitoral de Teixeira de Freitas esclarece regras para as eleições