19/02/2025 11h22 | Por: Redação/ascom 87ª CIPM
Valdirene, Dorietes, Genildo, Rojane e Caldeira foram recentemente promovidos a subtenentes, após anos de dedicação e serviço prestado à Polícia Militar da Bahia (PMBA). Antes sargentos, agora celebram uma nova etapa em suas carreiras, marcada por esforço, comprometimento e constante evolução profissional. Todos são integrantes da 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).
O major Neto, comandante da 87ª CIPM, parabenizou os novos subtenentes pela conquista.
“É com imenso orgulho que parabenizo nossos colegas promovidos a subtenentes. Cada um de vocês representa o melhor da nossa corporação, com dedicação, profissionalismo e amor à farda. Que esta nova etapa seja repleta de sucesso profissional e que sigam sempre firmes no compromisso de servir e proteger a nossa comunidade”, afirmou.
Perfil dos novos subtenentes
Subtenente Valdirene Jesus dos Santos ingressou na PMBA em 1997, atuando em diversas unidades, como a 6ª CIPM (atualmente 8º BPM), a 7ª CIPM, o Comando de Policiamento Regional Norte (CPRN Norte), o Colégio da Polícia Militar (COM) de Juazeiro, o 13º BPM e o 13º BEIC (Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação). Atualmente, integra a 87ª CIPM. Bacharel em Direito e pós-graduada em Direito Militar e Previdenciário Militar, possui experiência na gestão de processos de pessoal, tendo exercido funções de auxiliar do setor de recursos humanos e da corregedoria. Foi promovida a cabo em 2016, a sargento em 2020 e agora assume a graduação de subtenente, destacando-se na área administrativa da PM.
Subtenente Dorietes Alves da Costa também ingressou na PMBA em 1997. Promovido a cabo em 2016 e a sargento em 2020, agora recebe a graduação de subtenente. Licenciado em Educação Física, possui especializações em musculação e treinamento de força, além de cursos em gestão de projetos, repressão ao narcotráfico e ao crime organizado. Além disso, concluiu capacitações em condução de veículos de emergência e mediação de conflitos.
Subtenente Genildo de Souza Pinheiro ingressou na PMBA em 1997 e atualmente está adido ao Ministério Público da Bahia (MPBA). Graduado em Letras pela UNEB e pós-graduado em Literatura Brasileira, também é bacharel em Direito. Autor do artigo “Tramas Reais Ficcionadas: Violência Social”, publicado no livro Aspectos da Literatura Brasileira (2019, Pontes Editores), destaca-se por sua atuação intelectual e acadêmica.
Subtenente Rojane Holberto Nogueira dos Santos teve uma longa trajetória antes de alcançar a graduação de subtenente. Ingressou na PMBA em 1997 e trabalhou como soldado por 18 anos. Foi promovido a cabo em 2015, a primeiro sargento em 2021 e, agora, em 2025, celebra sua ascensão a subtenente. Durante sua carreira, passou por diversas unidades, incluindo a 89ª CIPM, o antigo 13º BPM e a 87ª CIPM.
Subtenente Fernando Caldeira Pinto, com 27 anos de serviço, também ingressou na PMBA em 1997. Atuou em unidades como o 13° BPM, a 44ª CIPM e, atualmente, a 87ª CIPM. Passou pelos cursos de formação para soldado, cabo e sargento, além de integrar o CETO (Companhia de Emprego Tático Operacional) e o PETO (Pelotão de Emprego Tático Operacional) da 87ª CIPM. Possui diversas capacitações pela Senasp, incluindo Condução de Veículos de Emergência, Busca e Apreensão, Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial, Crimes Ambientais, Isolamento e Preservação de Local de Crime, Direitos Humanos, além de Curso Técnico em Liderança e Gestão.
A promoção desses policiais representa o reconhecimento de anos de dedicação e compromisso com a segurança pública, fortalecendo ainda mais a atuação da 87ª CIPM na proteção da comunidade.