Dedetização na escola de Caravelas intoxica 24 pessoas, incluindo crianças


10/09/2024 21h47 | Por: Redação/teixeiraurgente

Uma dedetização realizada pela empresa contratada pela prefeitura de Caravelas na Escola Municipal Francisco Henrique dos Santos, localizada no distrito de Rancho Alegre, resultou na intoxicação de 24 pessoas nesta terça-feira, 10 de setembro. Entre as vítimas, estão estudantes e um porteiro e dois monitores.

Conforme informações apuradas, o procedimento de dedetização foi executado na segunda-feira (9), por volta das 14h00, após a constatação da presença de aranhas e outros insetos no local. O serviço, originalmente agendado para sexta-feira (6), foi adiado devido ao feriado da Independência.

Os primeiros sintomas de intoxicação foram relatados por volta das 9h da manhã de terça-feira, pouco após o início das aulas. Alunos e dois funcionários apresentaram tontura, coceira, náuseas, dores nos membros inferiores e falta de ar. As vítimas foram imediatamente encaminhadas para atendimento médico na Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Teixeira de Freitas, a aproximadamente 23 km de distância. Todos os pacientes estão com estado de saúde estável e alguns já receberam alta.

Pais de alunos relataram que as aulas foram autorizadas pela diretora, que, segundo os relatos, raramente comparecia à unidade escolar e não estava ciente dos acontecimentos no colégio.

As atividades escolares foram suspensas, com previsão de retorno na quinta-feira ou sexta-feira. Antes da reabertura, será realizada uma inspeção minuciosa pelas Secretarias de Educação e Saúde, juntamente com a Vigilância Sanitária, para assegurar a segurança de alunos e funcionários.

A situação levanta questionamentos sobre a responsabilidade do incidente. Cabe à prefeitura de Caravelas, à diretora ou à empresa contratada responder pelas consequências do ocorrido?