20/06/2023 18h05 | Por: Redação/fonte focodenoticias
A Bahia tem sido palco de grandes shows para comemorar as celebrações de São João e São Pedro pelos quatro cantos.
Em Teixeira de Freitas apesar de ter um dos santos como padroeiro não há costume de celebrar com grandes shows mas em meio a esse cenário, uma novidade tem feito a alegria do público festeiro, o “1º Pedrão Elétrico”.
Como consta na divulgação, o festejo está sendo realizado pela organização “Flatexas”, uma Associação Privada de torcedores do Clube de Regatas do Flamengo sediada em Teixeira de Freitas.
Apesar de acender a expectativa da população teixeirense, o Pedrão 2023 acendeu também um alerta, o fato de uma festa realizada por uma Associação Privada de Torcedores ser financiada pela Superintendência de Fomento ao Turismo chama atenção pelo fato de ser uma repartição do Governo Estadual.
Recentemente o Governo do Estado fez o lançamento oficial do São João 2023 com apoio a 280 municípios, em todo o Estado o Governo está investindo mais de R$ 100 milhões nos respectivos eventos.
Como dito anteriormente, em Teixeira de Freitas não será realizado nenhum festejo por parte da gestão municipal, o que não acarreta no recebimento de financiamento da SUFOTUR, a dúvida que fica é: de que forma uma Associação Privada de Torcida Organizada de um time carioca recebe esse recurso para a realização deste evento?
Além desse ponto, oque tem chamado atenção são as grandes atrações confirmadas, que em uma soma rápida pode se constatar um valor milionário em cachês, nomes como: Amado Batista, É o Tchan, Parangolé, Maria Cecília e Rodolfo, João Bosco e Vinícius, Papazoni, Cheiro de Amor entre outras atrações locais e regionais estão confirmados para os 2 dias de festa, vale ressaltar ainda a contratação de 3 trios, sendo eles; Trio Avancini, Trio AxéeCia e Trio Alucinante.
Em divulgação nas redes sociais a torcida organizada tem divulgado ainda um Camarote particular para associados, além de mais um camarote extra para outro público, haja vista que uma festa financiada pelo Governo do Estado deveria acontecer gratuitamente de forma geral e igualitária para todos.
Outro tópico importante a ser destacado é a forma rigorosa que as torcidas organizadas no Estado tem sido reorganizadas como forma de combater os altos índices de confusão com violência que tem prejudicado as confraternizações entre elas, em Teixeira o Flatexas, uma torcida de time carioca mostra respaldo junto ao Governo do Estado deixando para atrás torcidas de grandes times existentes na Bahia recebendo um investimento tão grandioso para um evento junino.
Recentemente o cancelamento de uma tradicional festa junina no município de Itanhém abriu um grande questionamento por ser justificado pela falta de patrocínio da SUFOTUR para ser realizado. Já o Flatexas, inscrito no CNPJ – 26.327.003/0001-28 com liberação para realizar 93.19-1-01 – Produção e promoção de eventos esportivos vai contar com o apoio milionário do Governo Estadual para a realização de um Festejo Cultural.
Procurados por nossa redação para maiores informações representações do setor de comunicação da SUFOTUR disseram não ter conhecimento da realização da festa e nem do financiamento, já que os recursos supostamente usados pela torcida organizada são destinados diretamente para as prefeituras beneficiadas.