26/03/2025 16h51 | Por: Redação/teixeiraurgente
Na manhã desta quarta-feira, 26 de março, indígenas da etnia Pataxó interditaram um trecho da BR-101 entre Itamaraju e Itabela, nas proximidades da entrada do Monte Pascoal. A mobilização faz parte de uma série de protestos realizados pelos povos originários da região, que já haviam bloqueado a BR-367 na última quinta-feira (21), na altura da Reserva da Jaqueira, entre Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.
O ato tem como objetivo chamar a atenção para a situação das comunidades do Território Barra Velha e Comexatibá, que, segundo lideranças indígenas, sofrem processos de marginalização e enfrentam dificuldades na defesa de seus direitos territoriais.
A primeira manifestação ocorre poucos dias após a “Operação Pacificar”, conduzida pela Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, no Território Indígena de Barra Velha. Durante a operação, quatro pessoas foram presas por mandado judicial, sete em flagrante, e 11 armas de fogo foram apreendidas, incluindo um fuzil calibre 7.62 e uma submetralhadora, e uma grande quantidade de munição.
As forças de segurança informou que a ação foi conduzida dentro da legalidade e teve como objetivo restaurar a ordem pública e garantir a segurança na região. No entanto, lideranças indígenas denunciam que a operação reforça a criminalização das comunidades tradicionais e ignora as origens do conflito agrário.
O protesto também ocorre em meio às críticas sobre a falta de participação indígena em discussões institucionais. Na última segunda-feira (24), em Salvador, o governo da Bahia realizou uma reunião para tratar de conflitos agrários, mas sem a presença de representantes indígenas, segundo os indios.
O encontro aconteceu na sede da Serin, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e contou com a participação da Secretaria de Segurança Pública (SSP). O objetivo da reunião foi discutir estratégias para solucionar os conflitos na região, que envolvem disputas por terras e frequentes confrontos entre indígenas e produtores rurais.
O bloqueio da BR-101 provocou congestionamento na rodovia, afetando motoristas e transportadores que trafegam pelo trecho. Até o momento, não há informações sobre a liberação da via. A Polícia Rodoviária Federal segue acompanhando a situação.