21/03/2025 15h12 | Por: Redação/texeiraurgente
Rodovia foi liberada pela Polícia após manifestação que durou parte da manhã desta sexta-feira (21)
Por volta das 8h da manhã desta sexta-feira (21), indígenas da etnia Pataxó interditaram um trecho da BR-367, entre Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, nas proximidades da Reserva da Jaqueira, em Porto Seguro. A manifestação, segundo os líderes do protesto, foi motivada em apoio às comunidades do Território Barra Velha e Comexatibá, que, de acordo com os indígenas, estão sendo marginalizadas.
O ato ocorreu um dia após a deflagração da Operação Pacificar, realizada pela Polícia Civil com o apoio da Polícia Militar, no Território Indígena de Barra Velha. A ação resultou no cumprimento de quatro mandatos de prisão expedidos pela Justiça, além da prisão em flagrante de sete indivíduos. Também foram apreendidas 11 armas de fogo, incluindo uma fuzil calibre 7,62, uma submetralhadora e grande quantidade de munições.
Em nota, as forças de segurança afirmaram que a operação foi conduzida com rigor técnico, respaldo judicial e absoluto respeito à legalidade, tendo como único objetivo restaurar a ordem pública e garantir a segurança da população, sem qualquer tipo de visão discriminatória.
A Polícia Militar esteve presente no local da manifestação desde as primeiras horas da manhã, acompanhando os desdobramentos da interdição. A via foi liberada após a atuação das autoridades, restabelecendo o fluxo normal de veículos na região.