Maguila, ex-pugilista brasileiro, morre aos 66 anos vítima de demência pugilística


24/10/2024 21h25 | Por: Redação/teixeiraurgente

José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, ex-campeão brasileiro e sul-americano de boxe na categoria peso-pesado, faleceu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos. Maguila Sofria de Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), uma condição conhecida como demência pugilística, doença incurável provocada por impactos repetitivos na cabeça, comum entre lutadores de boxe.

A morte do ex-atleta foi confirmada por sua esposa, Irani Pinheiro, em entrevista a uma emissora de TV. “A gente teve momentos bons, momentos ruines, mas Deus sempre esteve conosco”, declarou emocionado.

Maguila foi um dos nomes mais conhecidos do boxe no Brasil, com uma carreira marcada por vitórias expressivas. No entanto, os danos causados ​​pelos golpes ao longo dos anos de luta acabaram por deteriorar a sua saúde, levando ao desenvolvimento da ETC, uma doença neurodegenerativa que tem sintomas semelhantes ao mal de Alzheimer.

O ex-lutador foi informado com a doença em 2010 e, desde então, enfrentou complicações progressivas de saúde. Maguila deixa um legado importante no esporte, sendo lembrado como um ícone do boxe nacional e um dos maiores pugilistas da história do Brasil.