Moto Clube Lobas do ASFALTO lança campanha acelerando pela dignidade menstrual


22/05/2023 20h21 | Por: Redação/Fonte Lobas do Asfalto

O moto clube lobas do asfalto , começou suas atividades no ano de 2018 , um grande desafio pra nós por ser  primeiro moto clube feminino do extremo sul da Bahia , junto com isso já tivemos a grande responsabilidade de representar não só as mulheres que pilotam , mais de dar voz à muitas mulheres na nossa sociedade , durante os primeiros anos fizemos eventos em apoio à mulheres na luta contra o câncer , durante à pandemia não pudemos realizar o evento de forma física , mais não deixamos de realizar campanhas de conscientização de forma virtual.

Esse ano o Mc Lobas do Asfalto, buscando apoiar e dar voz às mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade, decidimos criar a campanha, Lobas Acelerando Pela Dignidade Menstrual, isso porque milhares de mulheres e meninas no Brasil tem dificuldade de ter uma higienização digna nos dias de menstruação.

No Dia Internacional da Dignidade Menstrual, celebrado no dia, 28 de maio, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançam relatório que traça um panorama alarmante da realidade menstrual vivida por meninas brasileiras. De acordo com o estudo “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas.

A dificuldade de acessar serviços e a pobreza menstrual podem ser fatores de estigma e discriminação, levando muitas vezes à evasão escolar. “Muitas meninas ainda sofrem com estigmas relacionados à menstruação, o que tem grande impacto em sua autoestima para toda a vida. Além disso, traz consequências para a socialização com sua família e seus pares, muitas vezes refletindo, inclusive, na vida escolar, especialmente entre adolescentes, levando até ao abandono dos estudos. Por isso, é essencial que tenham acesso a informações corretas sobre o tema, além de condições dignas de higiene, e que a discussão seja feita abertamente na sociedade para impulsionar melhorias”, diz a representante do UNICEF no Brasil.

Por isso as lobas do asfalto ativaram a campanha Lobas Acelerando Pela Dignidade Menstrual mensal, com pontos de coleta de produtos de higiene intima no comercio da cidade de Teixeira de Freitas e região.

Pontos de coleta das doações:

Atacarejo Figueiredo, supermercado São Lucas, supermercado N&G, Baianinho Kids, Imobiliária Remax Potencia, C&K Cosméticos, Compucel, Armazém do Cervejeiro, DJ bicicletas e no Mercadinho Guaratiba (Balneário Guaratiba)


Veja também

2º Nivelamento Interfederativo para Guarda Municipais
SSP promove 2º Nivelamento Interfederativo para Guarda Municipais
Governo do Estado autoriza compra de Veículos Blindados Táticos para Polícias Militar e Civil
Governo do Estado autoriza compra de Veículos Blindados Táticos para Polícias Militar e Civil