Polarização e ataques pessoais dominam Seção da Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas


31/10/2023 23h10 | Por: Alexandro Sousa/teixeiraurgente MTB 6235/BA

Na noite desta terça-feira 31 de outubro, mais uma vez, as redes sociais foram palco de agitação após o encerramento da sessão da Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas. Nesse cenário, dois grupos se destacaram: um composto por vereadores da base do prefeito da cidade, e o outro incluía um vereador irmão do prefeito e um vereador que também é radialista, ambos fazendo oposição ao prefeito.

O que mais chama a atenção nesse cenário é a intensa troca de ataques pessoais entre as partes. Em vez de debater projetos e melhorias para a cidade, as sessões frequentemente se transformam em um cenário de acusações mútuas e confrontos verbais. Essa situação tem desviado o foco do verdadeiro propósito das reuniões da câmara.

Além disso, agravando a situação, a maioria dos vereadores vota contra os requerimentos de fiscalização apresentados pelos dois vereadores que tentam cumprir o seu papel de fiscalizar a administração pública. Essa resistência ao controle e à transparência gera preocupações na população.

Quais as funções dos vereadores?

Originário do grego antigo, o vocábulo vereador vem da palavra “verea”, que significa vereda, caminho. O vereador, portanto, seria o que vereia, trilha, ou orienta os caminhos. Existe no idioma brasileiro o verbo verear, que é o ato de exercer o cargo e as funções de vereador. Resumindo, o vereador é a ligação entre o governo e o povo. Ele tem o poder de ouvir o que os eleitores querem, propor e aprovar esses pedidos na câmara municipal e fiscalizar se o prefeito e seus secretários estão colocando essas demandas em prática.

Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.

Legislativo

Os vereadores fazem parte do Poder Legislativo, e discutem e votam matérias que envolvem impostos municipais, educação municipal, linhas de ônibus e saneamento, entre outros temas da cidade. Cada vereador é eleito de forma direta, pelo voto, tornando-se um representante da população. Por isso, deve propor projetos que estejam de acordo com os interesses e o bem-estar do povo.

Fiscalização

Além das votações, os vereadores também têm o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidando da aplicação dos recursos e observando o orçamento. É dever deles acompanhar o Poder Executivo, principalmente em relação ao cumprimento das leis e da boa aplicação e gestão do dinheiro público.

Agora, a pergunta que fica é: até quando os vereadores cumprirão efetivamente o papel para o qual foram eleitos, representando os interesses da comunidade e buscando o progresso da cidade?


Veja também

2º Nivelamento Interfederativo para Guarda Municipais
SSP promove 2º Nivelamento Interfederativo para Guarda Municipais
Governo do Estado autoriza compra de Veículos Blindados Táticos para Polícias Militar e Civil
Governo do Estado autoriza compra de Veículos Blindados Táticos para Polícias Militar e Civil