Polícia Civil de Minas Gerais desmantela associação criminosa envolvida no tráfico de pessoas em Nanuque


03/04/2024 16h36 | Por: Redação/teixeiraurgente

Nesta quarta-feira 3 de abril, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou uma operação bem-sucedida que resultou no cumprimento de três mandados de prisão e quatro mandados de busca e apreensão. A ação visava desarticular uma associação criminosa que operava no tráfico de pessoas na região de Nanuque, no Vale do Mucuri.

Os mandados de prisão foram direcionados a dois homens, de 40 e 53 anos, e a uma mulher de 28 anos. Eles são investigados por integrar essa rede criminosa, que tinha como principal atividade o tráfico de pessoas.

Segundo as investigações, uma adolescente de 16 anos, residente no estado da Bahia, foi aliciada pela suspeita por meio de conversas em aplicativos de mensagens. A jovem foi iludida com a falsa promessa de um emprego como babá em Nanuque.

No entanto, ao chegar à cidade mineira, a vítima descobriu que havia sido enganada e que, na verdade, estava envolvida em atividades relacionadas ao tráfico de drogas e exploração sexual.

A adolescente entrou em contato com sua mãe pela última vez no dia em que chegou a Nanuque, momento em que foi dada como desaparecida. A polícia suspeita que ela tenha sido vítima desse esquema criminoso.

As investigações da PCMG revelaram indícios de uma associação criminosa voltada para o aliciamento e tráfico de adolescentes, principalmente meninas, para atividades ilícitas, como o tráfico de drogas e exploração sexual. Um dos presos na operação se autodenominava líder da facção criminosa.

A ação policial contou com o apoio da Polícia Militar durante o cumprimento dos mandados, além da perícia da PCMG, que analisou os conteúdos das conversas em aplicativos de mensagens.

Durante a operação, foram apreendidos quatro aparelhos celulares, que podem conter evidências importantes para o prosseguimento das investigações.

A equipe responsável pela operação foi composta pelo Delegado Regional João Augusto Ferraz de Araujo, pelo Delegado responsável Lucas Pereira Scaramussa, e pelos investigadores Naiara Dutra, Breno Mohandas, João Gilvan Jardim, Davi Andrade, Wanderson Oliveira, Sthela Herdy, Adriane Tameira, Weliton Santos, Thiago de Figueiredo, Rogério da Silva, Otávio Franco, Geson Carrieiros, Paola Amaral Trovões, Nagib Lauar, Evando Costa, Welton Simões e Marcos Cavalvante. A perícia criminal foi conduzida pelo Perito Alexandre Augustus Michels.


Veja também

Prefeito de Teixeira de Freitas recebe a bronca do Governador Jerônimo e do Presidente Lula
Vídeo: Prefeito de Teixeira de Freitas recebe a bronca do Governador Jerônimo e do Presidente Lula
Novo Núcleo Pedagógico da UFSB é inaugurado com a presença de Lula
Novo Núcleo Pedagógico da UFSB é inaugurado com a presença de Lula e do governador Jerônimo Rodrigues