09/05/2025 17h59 | Por: Redação/ Fonte: 8ª COORPIN
A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Itamaraju e com apoio da 43ª Companhia Independente da Polícia Militar, realizou nesta sexta-feira, 9 de maio,uma operação que culminou na prisão de indivíduos investigados por crimes de extorsão e agiotagem na cidade de Itamaraju.
A ação decorre de inquérito instaurado a partir de denúncia formalizada por vítimas que relataram ameaças e perseguições após cobranças de juros abusivos decorrentes de dívidas de agiotagem. As investigações apontam que um agiota conhecido com iniciais J.B.S, de 47 anos, passou a realizar cobranças com uso de grave ameaça, incluindo o envio de áudios intimidadores e presença armada na residência das vítimas.
Conforme as investigações, uma das vítimas tinha uma dívida com um homem com iniciais Z.M.N.F, 46 anos. Este por sua vez, repassou folhas de cheques que garantia a dívida para que J.B.S realizasse as cobranças mediante grave ameaça e violência. A operação também executou mandados de busca e apreensão em residências dos suspeitos, resultando na apreensão de cheques, documentos e outros materiais que comprovam as práticas ilícitas, incluindo uma arma de fogo cal. 9mm.
Segundo a Polícia Civil, “a periculosidade dos investigados, somada ao histórico de envolvimento em crimes similares, motivou o pedido de prisão temporária e busca domiciliar, prontamente deferidos pelo Poder Judiciário” e culminando na prisão de J.B.S e Z.M.N.F na manhã desta sexta-feira.
A Polícia Civil reforça seu compromisso com o combate ao crime organizado e à prática de cobranças ilegais, e ressalta a importância da população na denúncia de crimes, através dos canais oficiais.