08/01/2025 17h34 | Por: Redação/ Delegacia Territorial de Nova Viçosa/BA
A Polícia Civil de Nova Viçosa realizou, nesta segunda-feira, 6 de janeiro, a prisão em flagrante de quatro homens e a apreensão de um adolescente, todos envolvidos no furto de madeira de eucalipto de áreas pertencentes a uma empresa do setor de produção florestal.
A ação ocorreu após a equipe receber denúncias anônimas sobre o furto de toras de eucalipto. Durante diligências, os policiais localizaram os suspeitos descarregando uma grande quantidade de madeira na Avenida Cajueiro, no Bairro Cajueiro. Questionados, os envolvidos alegaram que possuíam autorização para cortar e transportar a madeira de uma fazenda local, mas as investigações revelaram que não havia nenhuma permissão formal ou vínculo com associações para tal atividade.
Diante das evidências, os quatro adultos identificados como Alaizio de Jesus Ferreira, de 29 anos, Rafael de Souza Ribeiro, Alex de Jesus Felix, e Antônio Jesus Júlio, vulgo Biliu, receberam voz de prisão pelo crime de furto. Foi constatado também que Alaizio, proprietário do caminhão usado no transporte da madeira, tinha um mandado de prisão preventiva em aberto por suspeita de diversos outros furtos de eucalipto na região, bem como de provocar um incêndio de grandes proporções em outubro de 2024 para distrair a vigilância patrimonial e facilitar novos furtos.
Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Teixeira de Freitas, onde as prisões foram formalizadas, e estão à disposição da Justiça. Um termo específico foi instaurado em relação ao adolescente, que será acompanhado pelo Ministério Público da Bahia.
As investigações continuam, pois há indícios de que outras pessoas estejam envolvidas nessa atividade criminosa. A Polícia Civil reafirma seu compromisso em responsabilizar todos os envolvidos.