09/09/2025 14h46 | Por: Redação/ascom
Desde o início do mês, o posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), passou a oferecer o atendimento espontâneo para a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), durante o turno da manhã. A medida chega para atender a uma demanda da população de Teixeira de Freitas e região, com o objetivo de ampliar o acesso ao serviço e facilitar o atendimento à crescente procura.
No período da manhã, o atendimento é realizado sem necessidade de agendamento, permitindo que os cidadãos sejam atendidos por ordem de chegada. Já no turno da tarde, o atendimento continua sendo feito exclusivamente mediante ao agendamento prévio, que pode ser realizado através do aplicativo ou portal ba.gov.br.
Mesmo com essa ação é preciso frisar que a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) só será obrigatória a todos os cidadãos brasileiros a partir de março de 2032. Portanto, há um prazo relativamente extenso para que todos possam se organizar sem haver correria aos postos SAC. O RG (modelo antigo) tem validade em todo o Brasil até fevereiro de 2032. Vale ressaltar também a questão da gratuidade. A CIN é um documento novo, portanto será primeira via para todos os brasileiros, sem distinção.
Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão original em mãos: ou de nascimento ou de estado civil atualizada. Vale destacar que a CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiência auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão. A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.
Para outras informações, a Saeb disponibiliza o site oficial (www.ba.gov.br/administracao) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (WhatsApp) ou 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo).