Sede do CPR-ES será em Teixeira de Freitas no antigo 13º Batalhão de Polícia Militar.


19/07/2023 13h19 | Por: Redação/ASCOM/CPR-ES

O Comando de Policiamento da Região do Extremo Sul (CPR-ES) será estabelecido na cidade de Teixeira de Freitas, ocupando as instalações do antigo 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM) localizado na Rua Coronel Fonseca, no bairro São José. O processo de instalação, de acordo com o comandante do CPR-ES, terá início ainda esta semana, um marco importante na estruturação da segurança pública na região.

A sede do CPR-ES também continuará sendo irmanada pelo 13º BEIC (Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação), a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e o CICOM (Centro Integrado de Comunicações).

O 13º BPM, que anteriormente ocupava o local, deixou de existir em 11 de abril de 2015, quando a Lei de Organização Básica da Polícia Militar da Bahia criou o 13º BEIC e as 87ª, 88ª e 89ª Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPMs). Já o CPR-ES foi criado através da Lei Estadual 14.567, sancionada em 16 de maio de 2023, e tem como objetivo principal a concentração estratégica das unidades do extremo sul da Bahia para coordenação das operações policiais nos 21 municípios que fazem parte desta região. Composto por oito unidades operacionais, o comando engloba o 8º Batalhão da Polícia Militar de Porto Seguro, as 7ª, 43ª, 44ª, 87ª, 88ª, 89ª CIPMs e também a Rondesp Extremo Sul.

A criação do CPR-ES é um divisor de época importante para a região, pois visa fortalecer o combate à criminalidade, e otimizar o trabalho das forças de segurança pública. A nova sede oferecerá melhores condições de trabalho, contribuindo para uma atuação mais integrada e eficiente. Funcionando como uma Vila Policial Militar, reduzindo os espaços e economizando recursos.

O coronel Paraíso destacou a importância da nova: “Estamos empenhados em promover a segurança e a tranquilidade da população do Extremo Sul da Bahia. A instalação da sede em Teixeira de Freitas nos permitirá um maior controle e uma atuação mais eficaz na prevenção e repressão ao crime na região”, disse.