23/03/2024 23h03 | Por: Redação/teixeiraurgente
Mais uma vez, um portal de notícias, que aparenta querer ser o dono da delegacia, tenta incitar a sociedade contra uma delegada na Bahia. Após a exoneração da delegada Christhiane Inocência Xavier Rodrigues Coelho, que esteve à frente do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), o referido portal publicou falsas notícias sobre a delegada. Alguns meses atrás, esse mesmo portal já havia divulgado uma fake news sobre a atuação da Polícia Militar da Bahia. Em resposta, a Polícia Civil da Bahia emitiu uma nota repudiando as informações divulgadas pelo portal.
De acordo com informações obtidas pela redação do portal Teixeira Urgente, o referido portal sempre buscou ter exclusividade no acesso às informações relacionadas à segurança pública, o que não foi concedido. Isso parece ter motivado os ataques. Infelizmente, essa situação ocorre em toda a Bahia, onde algumas delegacias concedem tratamento diferenciado a vários portais de notícias, enquanto outros sequer conseguem acesso a informações. Há repórteres que permanecem dentro das delegacias o tempo todo, inclusive em áreas restritas exclusivas para funcionários.
A Polícia Civil da Bahia esclarece as decisões acerca das substituições e demais conformações de cargos aos órgãos da Instituição compõe a rotina administrativa desta força policial. Em tempo, destaca e reconhece com louvor a valorosa dedicação à proteção e ao cuidado com a sociedade baiana, da delegada Christhiane Inocência Xavier Rodrigues Coelho, que esteve à frente do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), nos últimos três anos, bem como os 30 anos atuando em diversas unidades territoriais e especializadas na capital e interior do estado, a exemplo da Polinter, Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos e Deltur.
Diante do exposto, a Polícia Civil também repudia a publicação difamatória veiculada por um blog e no perfil da rede social do mesmo, em desacordo com o compromisso com a verdade dos fatos, critério básico do jornalismo profissional, quando fere a reputação ilibada e a honra da delegada Christhiane Inocência, e consequentemente dos demais profissionais desta Polícia Judiciária, nela representados. Os ataques injustos e infundados também representam a falta com o respeito ao leitor, por meio da desinformação no conteúdo publicado.
Por fim, a Polícia Civil da Bahia acredita numa sociedade mais justa e equilibrada, através da plena união desta Instituição com as comunidades e seus representantes, entre estes, os verdadeiros profissionais do jornalismo, que têm compromisso com a verdade e o nobre papel de interlocução entre a Polícia Judiciária da Bahia e a população baiana.