Vídeo: Dr. Marcelo Belitardo fala sobre o primeiro dia da festa da cidade de Teixeira


06/05/2023 07h15 | Por: Alexandro Sousa/teixeiraurgente

Nesta sexta-feira, 5 de maio, deram início a festa da cidade de Teixeira de Freitas, onde a cidade no próximo dia 9 completará 38 anos da emancipação política. Em entrevista ao portal Teixeira Urgente o Prefeito, Dr. Marcelo Belitardo disse.

Foto: Genjicleia Rocha e Alexandro Sousa/teixeiraurgente

“Estou muito feliz agente hoje privilegia o público do rock, quando a prefeitura organiza uma festa ela tem que pensar em atender toda a cidade, no passado agente fez voltado ao público cristão e esse ano agente incluiu as bandas de rock para atender todo esse público que adora”.

A festa da cidade está muito bonita e muito segura, vimos famílias com criança participando, isso mim deixa muito feliz, quando agente organiza o evento como esse não pensamos na administração agente pensa em atender o interesse da população. Disse o Prefeito Dr. Marcelo.

Histórico

A emancipação do município foi estabelecida pela Lei 4.452 de 9 de maio de 1985. A instalação se deu em 1º de janeiro de 1986, tendo a população da cidade aumentada enormemente desde então. A história da cidade, embora recente, guarda aspectos pitorescos e valiosos que auxiliam a analisar a situação socioeconômica atual no município.

Vários destes aspectos foram relatados por antigos moradores e, entre eles o fato de que em 1965/66 já existiam vários núcleos que, embora vizinhos, pertenciam a municípios diferentes: é o caso de Vila Vargas, Jerusalém, São Lourenço e do bairro rural Duque de Caxias, que pertenciam ao município de Caravelas.

Monte Castelo, Bairro da Lagoa (onde está o shopping Teixeira Mall Center) e Buraquinho pertenciam a Alcobaça. Teixeira de Freitas foi criado com o desmembramento de terras de Alcobaça e Caravelas.

Mesmo sem contar com qualquer infraestrutura, inclusive energia elétrica e vias de acesso razoáveis, estes núcleos atraíram contingentes migratórios consideráveis e, no ano de 1980 Teixeira de Freitas era um expressivo centro regional, com mais de 60.000 habitantes, sem mesmo ser emancipado politicamente.