Vídeo: Moradores da Ocupação Cidade de Deus III denunciam negligência da gestão municipal em Teixeira e desmentem acusações de vereadores


04/12/2023 06h21 | Por: Alexandro Sousa/teixeiraurgente

O portal Teixeira Urgente esteve na tarde deste domingo, 3 de dezembro, no bairro Cidade de Deus III, próximo ao bairro Liberdade I, onde conversou com coordenadores e moradores do local.

Em entrevista com Luciano Santos, morador do local, ele informou que estão precisando urgentemente de apoio por parte da administração pública, que os abandonou enquanto lutam por uma moradia digna. Silvana Dias relatou que, atualmente, precisam buscar água para consumo e preparação de alimentos em um chafariz de um bairro vizinho, pois a água fornecida pela Embasa no bairro frequentemente falta. Quando há água nas torneiras, é necessário aproveitar ao máximo para encher todas as vazias, já que muitas casas ainda são feitas de lona ou tábuas, e a maioria não possui uma caixa d’água.

Foto: Genjicleia Rocha

Lucineia Seitas, outra moradora, expressou preocupação com as crianças devido ao calor intenso no país e, especialmente, em Teixeira de Freitas, onde a falta de uma moradia digna se torna ainda mais evidente.

Os moradores destacaram a dificuldade de acesso a cuidados médicos em bairros mais distantes, saindo de madrugada para chegar ao PSF, onde muitas vezes não conseguem consulta, pois são informados da ausência de médicos. A falta de um agente de saúde no bairro agrava essa situação.

O coordenador da ocupação, Leir Caetano, conhecido como “Peixinho”, ressaltou que o povo está sendo esquecido pelos governos, enfrentando até mesmo a fome e a impossibilidade de pagar aluguel. Ele relatou uma visita à secretaria de assistência social, onde foram recebidos do lado de fora e, até o momento, não receberam retorno.

Luiz Alberto Loureiro, também coordenador, destacou que o bairro abriga 100 famílias, incluindo idosos e crianças, e a principal demanda é por uma moradia digna. Ao serem questionados sobre a ida à câmara de vereadores para reivindicar seus direitos, que eles foram acusados por alguns vereadores de serem massa de manobra, uma acusação que negam veementemente. Segundo Loureiro, não há envolvimento político na ocupação, e eles são pessoas de caráter e necessitadas.

Outro coordenador, Geferson Pestan, fez um apelo ao poder público para que atenda às necessidades do povo da Cidade de Deus III, destacando a falta de saneamento básico e as diversas dificuldades enfrentadas pela comunidade.