23/07/2025 12h33 | Por: Redação/teixeiraurgente
Caraíva, Extremo Sul da Bahia, 23 de julho, uma operação integrada entre forças de segurança estaduais e federais resultou na apreensão de armamentos de grosso calibre e na prisão de suspeitos ligados a facções criminosas no distrito de Caraíva, em Porto Seguro. A ação ocorreu na manhã desta quarta-feira (23), como parte da Operação Vértice Zero.
Coordenada pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a operação contou com a participação da Polícia Federal, das Polícias Militar e Civil, além da Força Nacional. Durante as incursões, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em imóveis utilizados por criminosos envolvidos em homicídios, tráfico de drogas e ocupações ilegais de terras indígenas.
Durante a ofensiva, cinco suspeitos reagiram à abordagem e atiraram contra os agentes. Todos foram feridos na troca de tiros. Outros três indivíduos foram presos em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Ao todo, as equipes apreenderam cinco fuzis, quatro pistolas, um rifle, drogas diversas, munições de alto calibre e duas motocicletas com restrição de roubo. Também foram encontrados um tablete de maconha, papelotes prontos para comercialização, pinos de cocaína, materiais usados na embalagem de entorpecentes e diversos aparelhos celulares.
De acordo com o delegado Diego Gordilho, titular da Delegacia da Polícia Federal de Porto Seguro, a operação representa mais um passo no combate ao crime organizado na região. “Seguiremos unindo esforços contra o crime organizado, com o trabalho incansável de preservar a proteção e os direitos dos povos originários”, afirmou o delegado.
A Operação Vértice Zero é parte de uma série de ações articuladas para enfraquecer a atuação de facções criminosas no Extremo Sul da Bahia, especialmente em áreas com presença de comunidades indígenas e zonas de vulnerabilidade social.