Denúncias aumentam após reportagem sobre derrubada de barracas no Coroa da Onça em Alcobaça


27/05/2024 17h44 | Por: Alexandro Sousa/teixeiraurgente com MTB-0006235

Na tarde deste domingo, 26 de maio, a redação do portal Teixeira Urgente recebeu várias denúncias de moradores do assentamento Coroa da Onça. As denúncias começaram a chegar logo após a publicação de uma matéria intitulada “Coordenadores derrubam barracas de moradora no assentamento Coroa da Onça”.

Segundo um dos denunciantes, diversos moradores foram expulsos do acampamento por não apoiarem o atual prefeito de Alcobaça. Eles estariam sendo perseguidos pelo secretário de Agricultura, Rubão, que reside no assentamento, e por outros coordenadores. Uma fonte forneceu o contato de dois ex-moradores que teriam sido expulsos e ameaçados de morte.

Nossa equipe de reportagem conversou com esses dois ex-moradores, um casal, que relatou os acontecimentos. De acordo com Anivaldo Oliveira de Jesus, em fevereiro houve uma reunião no acampamento para discutir questões internas. Durante a reunião, sua esposa, Eslani Pereira Laranjeira, começou a gravar a discussão sobre a divisão de terras. O coordenador do acampamento, Fábio, teria tomado o celular de Eslani e quebrado o aparelho na frente de todos os presentes. Após esse incidente, o casal foi expulso da reunião e agredido. Anivaldo afirma que Fábio, juntamente com outro homem chamado Binho, ameaçou o casal de morte na frente de todos.

Veja o momento em que o coordenador Fábio toma o celular de Eslani e vai para cima de outro morador.

Anivaldo relatou ainda que, devido às ameaças, ele e sua esposa foram obrigados a deixar o assentamento e passaram a morar na casa de parentes. Atualmente, Eslani está sob tratamento médico e toma remédios controlados.

Veja o momento em que o secretário de Agricultura fala para um casal que eles não vão receber o lote.

A redação do portal Teixeira Urgente recebeu dois vídeos: um mostrando o momento em que o coordenador Fábio toma o celular de Eslani, e outro em que o secretário de Agricultura afirma que o casal não receberia seu lote. Além disso, vários áudios foram recebidos, nos quais o próprio secretário Rubão diz que 130 assentados receberam seus lotes e que ele conseguiu o apoio de todos para o atual prefeito de Alcobaça. Em outro áudio, ele menciona que todos os opositores ao prefeito foram removidos do assentamento.

Os moradores do Assentamento Coroa da Onça encaminharam à nossa redação fotos que comprovam os pagamentos para o Sindicato de Alcobaça. De acordo com as denúncias, os assentados eram obrigado a pagar uma taxa de R$ 150.

Nossa reportagem esteve na delegacia de Alcobaça, onde conversamos com o delegado Manderson de Souza, o qual informou que o casal teria registrado uma ocorrência sobre o caso, mas não deram continuidade na ação até o momento.

Em um áudio, o secretário Rubão menciona que 113 famílias receberiam as terras e que já havia articulado com todas elas para apoiar o atual prefeito. Além disso, o secretário de agricultura afirma que, na ocasião, aqueles que eram contra o prefeito já tinham sido expulsos e os que ficaram estavam alinhados politicamente com ele, sendo todos apoiadores do prefeito.

Confira o audio aqui.

matéria relacionada:

Vídeo: Coordenadores derrubam Barracas de moradora no assentamento Coroa da Onça