Forças de segurança deflagram Operação Vértice I em Caraíva; cinco suspeitos são alvejados em confronto


06/11/2025 09h47 | Por: Raine Araujo de Oliveira/teixeiraurgente

Na manhã desta quinta-feira, 6 de novembro, uma ação integrada das forças de segurança pública resultou na deflagração da Operação Vértice I, com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão na localidade de Caraíva, distrito de Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia.

A operação foi coordenada pela Força-Tarefa da Polícia Federal de Porto Seguro, contando com o apoio da CORE/PCBA, BOPE/PMBA, Polícia Civil da 23ª COORPIN de Eunápolis e Polícia Militar do 8º BPM de Porto Seguro. A ação faz parte de um esforço conjunto de combate a organizações criminosas com atuação na região.

De acordo com informações oficiais, a medida judicial decorre de uma investigação criminal que apura a atuação de uma facção responsável por homicídios, ameaças a moradores e turistas, e pela divulgação de vídeos em redes sociais exibindo armas de grosso calibre e mensagens intimidatórias a comerciantes locais.

Operação Vértice I
Fuzis, pistolas, submetralhadora, granada, drogas, grande quantidade de munições, rádios comunicadores e cadernos de anotações

Durante o cumprimento dos mandados, as equipes foram recebidas a tiros e reagiram em legítima defesa, sendo necessário o uso proporcional da força. No confronto, cinco suspeitos foram atingidos e socorridos, sendo identificados como lideranças locais do grupo criminoso, com histórico de violência e envolvimento direto em ações letais.

As forças de segurança apreenderam armamentos de uso restrito e diversos materiais relacionados à atividade criminosa, incluindo fuzis, pistolas, submetralhadora, granada, drogas, grande quantidade de munições, rádios comunicadores e cadernos de anotações que seriam utilizados no controle do tráfico de drogas na região.

As investigações seguem em andamento para identificar e prender outros integrantes do grupo criminoso que atuam em Caraíva e municípios vizinhos.