Justiça acata pedido de chapa oposicionista e suspende eleição de Sindicato de Delegados da Bahia


26/11/2022 23h34 | Por: Redação/Ascom União Por Resultados

A ADPEB indeferiu por completo a chapa oposicionista, indo de encontro ao Estatuto, e lançou a sua própria chapa sem concorrência

A Justiça suspendeu as eleições do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia (ADPEB) que aconteceriam na última sexta-feira (25). A determinação vem depois que a chapa oposicionista, denominada “União por Resultados”, protocolou uma ação, após ser impedida de concorrer ao pleito pela Comissão Eleitoral da entidade, que usou um argumento que não consta no Estatuto do Sindicato.

“Eles alegaram que dois integrantes da nossa chapa estariam com problemas associativos e por isso indeferiram a chapa por completo, sendo que o Estatuto fala apenas da inelegibilidade dos candidatos que se encontram nessa situação. Depois do indeferimento a gente descobriu que três integrantes da comissão eleitoral, bem como o atual presidente, que os indicou, integravam a chapa que passaram a divulgar como sendo a única a concorrer”, explicou o delegado Jesus Pablo Barbosa, agora candidato à presidência da ADPEB.

Essa situação fez a oposição ajuizar uma ação que foi acatada pelo juiz substituto George James Costa Vieira, da 1ª Vara Civil e Comercial de Salvador, no último dia 18. Ainda em sua determinação, o juiz fixou uma multa de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

A entidade, que atualmente é presidida pelo delegado Fábio Lordelo, ainda recorreu, mas o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) não reverteu a decisão. Por isso, na última quarta-feira (23), foi instalada uma nova comissão eleitoral. Desse modo, o processo para as eleições foi reiniciado.

“Tratava-se de um absurdo termos a inscrição indeferida pela Comissão Eleitoral da ADPEB, sob o argumento de que dois dos nossos companheiros estariam ali colocados irregularmente’, explicou Joselito Bispo, ex-delegado-geral da Polícia Civil da Bahia, que também integra a chapa de oposição.

Com a determinação, a nova data para as eleições da ADPEB fica para 19 de dezembro, com locais de votação nas seguintes cidades: Salvador, Barreiras, Seabra, Vitória da Conquista, Juazeiro, Eunápolis e Santo Antônio de Jesus.

A chapa União Por Resultados é composta pelos delegados Jesus Pablo, Andrea Cardoso, Fátima Affonso, Pilly Dantas, Marida Marcela, Clelba Teles, Fábio Silva, Fabiana Pinheiro, Edvaldo Lins, Joselito Bispo, Luciano Patrício, Patrícia Marques, André Alves, Heloísa Simões, André Garcia, Maritta Souza, Ludmila Vilas Boas, Paula Araújo, Antônio Luís, Sérgio Shclang Jr, Ciro Carvalho, Bruno Pereira, Isabel Alice, Leandro Acássio e Antônio Fernando.

Decisão judicial


Veja também

2º Nivelamento Interfederativo para Guarda Municipais
SSP promove 2º Nivelamento Interfederativo para Guarda Municipais
Governo do Estado autoriza compra de Veículos Blindados Táticos para Polícias Militar e Civil
Governo do Estado autoriza compra de Veículos Blindados Táticos para Polícias Militar e Civil